domingo, 25 de novembro de 2018

Uma Rua para as pessoas Campanha TP a Gente Chega Lá!

1 Rua para as pessoas Campanha TP a Gente Chega Lá 1 minutos

O vídeo tem como tema principal o uso do espaço urbano nas cidades brasileiras em geral.

Os espaços do sistema viário foram tomados nas últimas décadas, por automóveis, ou seja, com veículos que transportam poucos passageiros em relação da capacidade dos transportes públicos coletivos.

A grande maioria das nossas cidades, têm no modal ônibus urbano, os veículos que prestam os serviços públicos de transporte para as populações que vivem nas áreas urbanas e rurais dos seus perímetros e domínios territorial dos municípios.

Diante de muitos interesses contrários ao longo do tempo, o uso do automóvel foi incentivado e estimulado com políticas e subsídios governamentais, em detrimento aos investimentos nos transportes públicos urbanos.

A matriz de transporte nacional, passa por rodovias, pneus, motores à diesel, com uso IRRACIONAL diante as necessidades em relação as enormes distâncias em que nossa produção tem que percorrer para atingir os mercados internos, e principalmente o das exportações.

Os custos dessa falta de logística, geram custos extraordinário pela falta de eficiência no sistema implantado, e na falta de eficiência nos portos marítimos e fluviais brasileiros.

Sem falar na falta de novas ferrovias e investimentos em uma malha ferroviária que deveria existir estrategicamente de pontos de norte a sul, leste a oeste, transportando cargas e inclusive passageiros.

Também, o setor aéreo brasileiro passa por custos altíssimos, com concessões e parcerias deficitárias, onde alguns aeroportos são muito mal geridos, e a improdutividade impera com a incompetência da gestão pública brasileira em geral.

Assim, o vídeo apresentado é uma grande oportunidade para uma reflexão quanto aos modelos de transportes públicos implantados no Brasil.

E como a grande questão, é o quanto de espaço poderá ficar disponível no sistema viário para as pessoas que vivem nas cidades.

E como ficará a mobilidade urbana, com a seguinte pergunta: Quem irá se deslocar nas cidades: o homem ou o automóvel?

Acesse o vídeo no link a seguir:
A falta de planejamento dos transportes coletivos públicos nas cidades brasileiras

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Engº José Antonio Gonçalves.'.

ENGEFROM ENGENHARIA - Escritório técnico de serviços em engenharia e consultorias técnicas em engenharia urbana.

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Ribeirão Preto, SP.

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